FÁBIO aGuiaR

Product Management & Agile Coach and Developer

sábado, 1 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010

Praticamente não escrevi nada durante 2010 e quero mudar um pouco esse cenário, por isso estou aqui escrevendo nesse primeiro dia do ano, pois um dos meus objetivos para 2011 é postar mais. E quero começar fazendo uma pequena retrospectiva de 2010.

O ano de 2010 como um todo foi uma continuidade do já havia planejado em 2009. Mas com certeza o que mais marcou em 2010 foi todo o envolvimento que eu tive com comunidades, em especial o Tá Safo.

Estou em ação, como costumamos chamar aquele que está ativo na comunidade, desde o início, ou seja, desde 2007, mas creio que a grande movimentAÇÃO que a comunidade Tá Safo teve foi no ano de 2010. Com certeza foi um ano que ficou na história do Tá Safo e principalmente para aqueles que entraram em AÇÃO. E também foi o ano em que nasceu o principal e maior movimento, o "Tá Safo em Ação". Foram 15 encontros #tasafoemacao em 2010. Desses 15 encontros/eventos, participei de quase todos e em alguns como palestrante.


Esse foi o primeiro Tá Safo em Ação, realizado na Semana Acadêmica do IESAM, onde palestrei sobre Seja Notável. Palestrei também na UFPA de Belém e Castanhal. O principal objetivo dessa palestra é mostrar a importância de ser notável em sua vida profissional e principalmente o quanto é importante estarmos envolvidos com comunidades, ministrar palestra, participar de eventos, nem que seja pra fazer networking, a necessidade de termos blogs, twitter, etc.. pois nos torna visível ao mercado.
Hoje as empresas estão de olho nesse perfil de profissionais, um grande exemplo que podemos citar é uma parte de um post do blog do André Nascimento, no qual tem um anúncio para Líder de Projetos, veja:

"Olharemos com bons olhos profissionais que participem da comunidade de desenvolvimento de software, possuam blogs técnicos, participem de eventos como ouvintes ou palestrantes e que possuam o hábito constante de leitura e atualização."


Palestrei na semana do Empreendedor do IESAM e da FEAPA, em um "Tá Safo EMpreendAÇÃO", ou seja, um Tá Safo em Ação voltado ao empreendedorismo.

Falei sobre "Tire Sua Idéia do Papel". Resumindo em poucas palavras, em vez do aluno ficar 4 anos pensando em emprego, passar esses 4 anos tentando tirar sua idéia do papel, despertar o lado empreendedor e começar a pensar em startups. A palestra bem focada para alunos.



Sempre que éramos convidados para realizar um Tá Safo em Ação em um lugar novo, ou seja, quando era a primeira vez que estava sendo realizado um evento do Tá Safo em determinado lugar, eu iniciava apresentando o que significa o T.A.S.A.F.O. e qual era o objetivo da comunidade.




O Tá Safo é uma comunidade de desenvolvimento ágil e sempre buscamos fomentar todo esse movimento ágil em nossa região. Creio que não podemos pensar em agilidade, sem antes refletirmos sobre seus princípios e valores, ou seja, o Manifesto Ágil.

Nessa palestra apresento os princípios e valores do Manifesto Ágil, mais antes disso, faço um reflexão sobre nossos princípios e valores, a importância deles em nossas vidas, ou seja, termos consciência de nossos valores, o momento em que devemos parar, rever ou escolher novos valores, fazermos uma reforma de valores em nossas vidas. Os valores ajudam a estabelecer nossas atitudes e o quanto influenciam nas nossas atitudes, e isso reflete quando começamos a usar as metodologias ágeis.

"Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz"
Filósofo Americano Ralph Emmerson



Creio que o ponto mais positivo de todo essa movimentAÇÃO foram os grandes amigos que conheci, outras amizades foram preservadas. Isso é um ponto muito importante em uma comunidade forte. Hoje posso dizer que através desse envolvimento com o Tá Safo tenho grandes amigos, onde compartilhar conversas, valores, culturas, idéias, aprendi muito, e pessoas muitos integras, honestas, leais...



E que venha 2011 e mais #tasafoemacao




1 comentários:

avatar

E ainda nos perguntam porque fazemos isso. Simplesmente porque gostamos e nos sentimos bem compartilhando conhecimento e conhecendo pessoas.

Boa retrospectiva Fábio.